Vai viajar de carro? Veja dicas de manutenção para ir com segurança

Vai viajar de carro? Veja dicas de manutenção para ir com segurança

Para quem gosta de dirigir, viajar de carro é um prazer e tanto! Mas, antes de pegar a estrada, é importante fazer a revisão do veículo. A equipe da Menu do Carro – plataforma que conecta motoristas a serviços automotivos – selecionou algumas dicas indispensáveis. Confira:

1. Verifique o estado dos pneus

Antes de sair de casa, dê uma olhada no estado dos pneus. Verifique se algum deles está murchando mais rápido do que os demais, observe se há cortes, saliências, arranhões, se os sulcos ainda estão perfeitos e se há algum desgaste desigual. Se houver algum defeito preocupante, faça a troca e leve o carro a uma oficina, pois o mesmo pode precisar também de alinhamento e balanceamento. A média de tempo para troca dos pneus é de 6 anos.

2. Calibragem 

O ajuste da pressão deve ser feito com os pneus frios. Geralmente, essa calibragem é realizada em aparelhos apropriados disponíveis em postos de gasolina. Nessa hora, preste atenção, pois há um tipo de ajuste para rodagem na cidade e outro para estrada – verifique no manual do seu veículo e não se esqueça de calibrar o pneu reserva também.

3. Verifique a água do radiador

Com o carro frio e posicionado em um terreno nivelado, observe se o nível da água dentro do reservatório está dentro dos valores “mínimo” e “máximo”. Caso esteja abaixo, complete com água, líquido de arrefecimento ou uma mistura dos dois. Cada veículo tem um jeito diferente de se fazer isso, logo, você deve verificar no manual como realizar o procedimento.

4. Troca de óleo

Está enganado quem pensa que existe apenas uma troca de óleo no veículo. Portanto, quando pensar em viajar, verifique se todas as trocas estão em dia como o óleo do motor, da caixa de câmbio, do fluido de freio e da direção hidráulica.

5. Mantenha o veículo limpo

Por último e não menos importante, temos a higienização do carro. Lembre-se que limpeza gera conforto tanto para você quanto para as pessoas que você quer bem. Lave o carro periodicamente, seja por meio de uma lavagem a seco ou comum. Afinal, quem não gosta de um automóvel limpinho e cheiroso?

 

Deixe um comentário