Santuário do Caraça oferece cultura e gastronomia aos visitantes; conheça

Santuário do Caraça oferece cultura e gastronomia aos visitantes; conheça

O Santuário do Caraça, localizado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, é um ponto com grande riqueza histórica e cultural de Minas Gerais. Além de sua beleza natural e sua gastronomia, o local proporciona muita história aos visitantes por meio das relíquias bem conservadas presentes. Dentre elas, estão quadros e objetos usados pelos padres e seminaristas, bem como algumas outras surpresas.

Segundo Márcio Mol, gerente geral do complexo, o museu há algumas relíquias valiosas a serem apreciadas àqueles que visitam o local. “Tem as camas que foram utilizadas por Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina, durante passagem do imperador pelo Caraça, mesas de estudo, lamparinas, copos e muitos outros utensílios da época”, afirma.

Ainda de acordo com ele, o visitante vai sair encantado do local. ” Aos amantes de música, podemos destacar o lado esquerdo da entrada principal do museu, que está repleto de radiolas, instrumentos e muitos vinis da época. Alguns de rotação 78rpm, algo raríssimo de ser ver, já que nessa época, os vinis eram mais pesados e até mesmo maiores. É muita história em apenas um local”, conclui.

Santuário do Caraça: gastronomia

A gastronomia é outro ponto que merece a atenção dos visitantes. Na adega, é possível ver o processo de produção do vinho tinto, do hidromel e dos fermentados de laranja, jabuticaba e morango. Há, também, a padaria, que fabrica pães, bolos e biscoito. Além disso, há a doceria, com doces, geleias e compostas. O queijo, marca registrada do estado, não fica de fora e é uma das delícias mais procuradas pelos visitantes, já que é matéria-prima de muitos pratos da região.

A fabricação artesanal, processo este existente há mais de 200 anos, é feito por queijeiros locais. A prática foi retomada em 2015 pelo Santuário do Caraça, que resgatou técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes de Minas Gerais, com foco no desenvolvimento regional.

A hora do Lobo

Após o jantar, os visitantes podem se prepara para a famosa hora do lobo. Os visitantes se sentam à frente da igreja, onde é colocada uma bandeja com pedaços de carne, ossos e frutas. Ali, os hóspedes ficam esperando a aparição do lobo-guará, que aparece cada noite para comer.

O Santuário do Caraça está aberto todos os dias da semana, das 8h às 17h para visitação. Já para hospedagens, está aberto 24 horas para reservas previamente agendadas. Mais informações podem ser adquiridas neste link.

Serviço:

Santuário do Caraça

Local: Estrada do Caraça, Km 9 – Entre os municípios de Barão de Cocais,

Catas Altas e Santa Bárbara – CEP 35960-000

Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do cômodo acesso por

trem (Estação Dois Irmãos – Barão de Cocais/MG)

Horário para visitação: Todos os dias, das 8h às 17h

Taxa de entrada: a partir de R﹩ 12,00 (em dias de semana)

Deixe um comentário