Busca da terceira idade por viagens aquece vendas de agência

Busca da terceira idade por viagens aquece vendas de agência

Cada vez mais ativa, a terceira idade tem apresentado melhoras na qualidade de vida. Ficar em casa já não é mais a única opção. Hoje, os idosos querem viajar, conhecer lugares novos, aproveitar a vida depois de tanto tempo dedicado ao trabalho. A viagem, que mais serve como uma terapia, é até mesmo indicada por especialistas que alegam que os dias fora de casa ajudam a melhorar a saúde física e mental por estimular o contato social e combater a depressão.

Atualmente, o grupo de pessoas acima dos 60 anos está entre os principais clientes da Encontre Sua Viagem, rede de franquia especializada em serviços de turismo. “É um público fiel e muito querido. Hoje corresponde a 30% da nossa clientela”, revela Henrique Mol, diretor executivo da empresa.

No ano passado, a rede registrou um aumento nas viagens relacionadas à terceira idade. Houve um crescimento de 20% em comparação ao ano anterior (2016). “Uma reação boa e significativa diante da atual situação do mercado”, afirma Mol.

O empresário diz ainda que a tendência é de que as vendas aumentem este ano, movidas principalmente pela recuperação da economia. A médio prazo, a expectativa é também animadora para o setor, que já vislumbra bons negócios devido ao crescimento de idosos no Brasil.

O fato é confirmado por pesquisas. De acordo com o IBGE, só no país a população idosa atual corresponde a 23,5 milhões de habitantes, mais que o dobro do registrado no início da década de 1990. Já o Fundo de Populações das Nações Unidas diz que o número de idosos cresceu 55% na última década. As projeções indicam que, até 2050, essa deve ser a faixa etária com 2 bilhões de pessoas no planeta.

E com o aumento da população mais velha que, muitas vezes, dispõe de tempo e de recursos, o mercado de turismo focado nesse nicho, consequentemente, cresce também.

Destinos mais procurados

Mol conta que alguns destinos são bem característicos dos mais experientes. “Eles gostam muito dos cruzeiros pelo litoral brasileiro e de viajar para Porto Seguro e Fortaleza”, diz. A procura maior, porém, é por destinos internacionais, segundo ele. “O que faz mais sucesso são viagens para a Europa. Para este local, temos um público estimado de 90% de idosos, que são movidos até lá, principalmente, pela religião”, falou.

Devido a intensa procura, a Encontre Sua Viagem há algum tempo passou a oferecer pacotes mensais para a Europa aos idosos. E sempre com destinos religiosos. Entre eles está Portugal – um tour por lá, com duração de oito dias, custa a partir de US$ 1.700.

Fidelidade

O diretor relata que fidelidade é uma característica do grupo. “Se eles gostam do serviço, eles voltam. Temos clientes de anos conosco! O hábito desse público é fechar as compras com antecedência e realizar viagens pelo menos uma vez por ano. E, por ter flexibilidade de tempo, a busca ocorre de forma distribuída durante os doze meses. Eles viajam quando querem e muitos aproveitam as baixas temporadas para comprar pacotes com preços menores”, fala.

“Enquanto uma parte busca por destinos religiosos, outro tantos, ao contrário do que se imagina, procuram por locais animados que ofereçam atrações durante o dia e a noite”,  explica Mol.

O empresário conta ainda que alguns quesitos fazem sucesso com os idosos, e orienta os mais de 500 franqueados da rede a seguirem à risca o padrão. “O atendimento faz muita diferença para eles. Paciência e carinho são essenciais para esse público que necessita de atenção”, finaliza.

Deixe um comentário